Alimentando seu Golden Retriever

Todos os proprietários de Golden Retriever se preocupam (ou deveriam se preocupar) com a alimentação adequada do seu filhote ou adulto. Já foi compravado por diversas pesquisas que a alimentação adequada dos filhotes ajuda a afastar problemas como displasia coxo-femural, OCD e outros problemas relacionados ao rápido crescimento do Golden Retriever.

Não devemos nos preocupar com alimentação apenas na fase de filhote do Golden, mas em toda sua vida, porque a alimentação ajuda a assegurar uma velhice tranquila e saudável para seu Golden Retriever. Até 6 semanas de idade, em média, um filhote de Golden Retriever ainda está mamando, apesar da comida sólida de filhote ser introduzida em torno da terceira semana. Isso varia de criador para criador, conforme recomendação veterinária. Quando o filhote sai do canil e chega a sua nova casa ele pode comer pouco. Isso ocorre porque são muitas mudanças ao mesmo tempo e também porque o filhoteão tem mais que competir com seus irmãos sozinhos por comida. Se seu filhote de Golden apresentar muita dificuldade para comer, deve-se procurar um veterinário imediatamente.O importante nessa fase (a partir de 8 semanas) é manter um calendário consistente de alimentação para seu Golden Retriever. Água fresca e limpa deve estar disponível a vontade, porém comida deve ser dada três vezes por dia, em pequenas porções, para facilitar a digestão.

A maior parte das rações vêm com indicações de quantidade na parte de trás da embalagem. Basta correlacionar o tamanho que seu Golden Retriever terá quando adulto com sua idade atual. Divida a quantidade indicada por três, para que possa alimentá-lo três vezes por dia (recomendamos 8 da manhã, 3:30 da tarde e 11 da noite).  Esse calendário de alimentação deve ser adaptado à  realidade da famí­lia. O ideal é que a última refeição seja em torno de 1:30 antes da famí­lia se deitar, pois deve-se ter tempo de levar o filhote ao local de fazer suas necessidades, depois que ele comer, acostumando-o a fazê-las no local correto. A quantidade diária de ração a 8 semanas de idade, costuma ser de uma xícara por dia. Conforme seu Golden Retriever vai crescendo, o apetite cresce junto. Se reparar que ele acaba de comer rápido e fica querendo mais, vá aumentando a quantidade dada gradualmente. É importante não dar comida demais, porque Goldens não podem ter excesso de peso, já que prejudica suas articulações e juntas, agravando problemas de displasia, entre outros. Vá aumentando em torno de 1/4 de xí­cara por dia se ele for pedindo mais, mas nunca ultrapasse muito a quantidade recomendada pelos fabricantes de ração ou pelo seu veterinário.

Entre 3 e 4 meses de idade, seu Golden Retriever não vai precisar comer mais 3 vezes por dia. Você deve separar a mesma quantidade diária em duas porções agora: manhã e noite.  Esse calendário deve ser usado durante toda a vida do seu Golden Retriever pois favorece uma boa saúde gastro. Cães que comem muito de uma só vez podem apresentar problemas sérios, como torção do estômago, mais comum em raças grandes e gigantes.

A mudança para ração de adulto não tem data certa para ocorrer. Muitos dizem que deve ser feita aos 12 meses de idade. Consulte seu veterinário para saber o que É mais apropriado para seu Golden Retriever. Nós, da equipe do site, costumamos passar para a alimentaçãoadulta a partir dos 8 ou 9 meses de idade. Isso porque a ração de filhote possui mais proteína e engorda mais.

Uma fêmea de Golden Retriever adulta come em torno de 3 a 4 xícaras de ração por dia (divididas em duas porções) e um macho de Golden Retriever adulto come entre 3,5 e 5 xícaras por dia (divididas em duas porções). Essa quantidade varia muito de acordo com o metabolismo do Golden Retriever e seu nível de atividade física. Cães muito ativos costumam comer mais quantidade diária.

Cães da raça Golden Retriever possuem uma certa tendência a obesidade, por isso deve-se acompanhar de perto seu peso e consultar o veterinário caso ache que seu cão passou da mÉdia. O normal É sentir a costela do seu cão facilmente quando ele está em pé e você passa as mãos ao longo. Se você tiver que pressionar para sentir, ele está acima do peso.

A alimentação é muito importante para o desenvolvimento e saúde do seu Golden Retriever, por isso só recomendamos rações da categoria super premium e sempre lembramos que o veterinário é o melhor para te guiar nesse processo pois as vezes seu cão precisará mudar a alimentação devido a alergias ou outros problemas.

Falaremos ainda sobre alimentação natural e mais dicas de alimentos durante os próximos meses no Golden Retriever Brasil.

 

Outros que você pode gostar...

36 Respostas

  1. Denise says:

    Olá, tenho uma dúvida sobre a quantidade de ração que tenho dar ao meu golden. Ele está com 6 meses, é macho e está pesando 20 quilos, mas todo mundo acha ele muito magro. Ele come royal canyn maxi júnior, 3 vezes ao dia totalizando umas 400/450 gramas e o veterinário ainda recomenda menos – 350 gramas. Meu filhote passa o dia procurando comida, subindo nas mesas, as vezes até logo depois de comer.
    Como saber se ele está passando fome mesmo?
    Obrigada
    Denise

  2. Vanessa says:

    Olá sou a mais nova e feliz proprietária de uma linda golden, já está a ua semana, vei pra mim já com a seunda dose de vacina e com tudo certinho. Estava acostumada a comer a Eukanuba, mas onde moro não encontro comprei a pedigree filhotes equilibrio natural, misturei com a que estava acostumada e parecia estar de adaptando bem.Tive de viajar e ela foi comigo ficamos acampados e ela fez parte de algumas trilhas comigo caminhando sozinha, quando volamos pra casa só havia a pedigree pura ela comeu uma vez e depois não comeu mais direito, está tristinha cabisbaixa e as fezes estão bem barrentas isso tem haver com o fato da ração o que posso fazer?
    estou preocupada ela tá muito tristinha, não sei se foi o fato dela ter viajado ou a ração? Isso tem dois dias, estou proucurando um veterinário mas gostaria de uma orientação de imediato, pois estou muito preocupada.
    Obrigada desde já.
    Vanessa

  3. Vanessa,

    Podem ser vários os motivos. Você deve procurar um médico veterinário para indicar os possíveis motivos.

    Em relação à alimentação: a ração que ela comia anteriormente é super premium. Já a segunda citada não o é. É importante que voc~e matenha uma alimentação super premium para ela. Com certeza alguma pet shop na sua região as têm e poderá entregar em sua casa.

    Você a levou para acampar antes do tempo apropriado. Ela precisaria tomar a terceira dose (alguns médicos recomendam a quarta dose) e aguardar mais 15 dias, para só então poder sair a rua. Então é realmente muito importante que você procure orientação veterinária.

    Depois nos conte sobre a melhora da sua Golden :)

  4. Alessandro says:

    Olá, acabo que comprar uma linda Golden, hoje ela está com 39 dias, devo ir buscar ela dentro de duas semanas pois a Criadora disse que entrega depois da vácina. Minha dúvida é, a Criadora da para as fêmeas a ração Royal Canin Medium Junior. Aqui e em outros sites percebi que as Fêmeas chegam na idade adulta a ter entre 25 e 30 quilos, o que me criou a dúvida, a Medium é para até 25 Kg. Devo dar a Médium ou a Maxi que prevê cães acima de 25Kg.

    Obrigado
    Alessandro

  5. Oi Alessandro,

    Eu recomendaria a Maxi mesmo, não a Medium. Como você mesmo observou, fêmeas ficam acima de 25 kgs e, portanto, costumam se encaixar nas linhas “Maxi” de rações.

    Abraços!

  6. Luzia says:

    Olá, eu adquiri uma fêmea Golden Retriver, está com 53 dias, estou dando pedigre jr, mas acho que ela está muito magrinha, qdo pelo ela sinto os ossinhos da costela, não sei se isso dá-se ao fato de ter sido separada da mãe com 30 dias . a ração é colorida, percebo que um tipo ela nao come.
    Qual seria a ração ideal p/ Golden Retriver?
    Ah observei tbm q após fazer xixi ela está expelindo uma secreção meio esverdeada é normal? ou será alguma infeccção?

    Abraços!

  7. Francieli says:

    Olá,
    em uma feira de filhotes vi alguns goldens retrievers, e me apaixonei por eles.
    Mas tenho a mesma pergunta da Rebeca:
    Posso dar uma ração mais barata pra ele??

  8. Rebeca says:

    Oi,
    estou pensando em adquirir um golden.Eles são reealmente lindos!!!

    Vi que as pessoas que tem goldens sempre dão aquelas rações bem caras pra eles, posso dar uma ração mais simples?

  9. Oi Rebeca e Fran,

    Vocês terão vários outros gastos com um cachorro, que não são apenas relacionados a ração então é importante refletirem se podem mesmo arcar com isso.

    E minha resposta é não, o ideal é não dar uma ração de qualidade inferior a super premium, que custa em média 130 reais um saco de 15 kgs.

    Abraços!

  10. Oi Luzia,

    Ração super premium. Veja na pet shop as opções dentro desta categoria. A marca mencionada não é super premium e pode sim prejudicar o crescimento da sua Golden Retriever.

    Não é normal essa secreção. Procure um veterinário o quanto antes.

    Abraços!

  11. sou golden says:

    escuta, eu ja li que até os 8 meses(periodo em que o cao comerá ração específica para filhotes) é necessário uma ração super premium, de alta qualidade, por isso eu sempre dei royal canin filhotes para ele. agora que ele ja tem mais de 8 meses, gostaria de saber se eu posso trocar de ração para uma premium, mais barata, como pedigree. desde ja agradeço
    este site é ótimo!!!!

  12. Olá Sou Golden,

    Recomendamos manter a ração super premium em todas as fases do seu Golden.

    Abraços!

  13. Marcos says:

    Olá, eu entrei no site http://www.cachorroverde.com.br e agora fiquei em duvida: devo dar ração super premium para ele ou comida natural? É verdade o que o site diz sobre rações industrializadas? Todos os sites, livros que eu ja li, inclusive o meu veterinerio me disse que é muito mais saudavel dar rações industrializadas, pois elas contém todos os nutrientes, e que comida natural causa obesidade e outros problemas de saúde. E agora?

  14. Olá Marcos,

    Vamos com calma. Existem duas coisas diferentes: uma é dar comida humana para os cães (frituras, resto de arroz, feijão etc), que é realmente maléfico para os cães. A outra é dar alimentação natural apropriada para cães (carnes cruas com ossos sem cozinhar, suplementos etc, conforme o Cachorro Verde apresenta).

    Normalmente os veterinários não tem tanto conhecimento sobre dieta natural adequada mas eu já testei e realmente trás inúmeros benefícios.

    Agora ração super premium também é bom. Vai de cada um escolher o que acha melhor para seu cão.

    Abraços!

  15. Olá Denise,

    Não tem muito como saber mesmo. Sugiro que dê a quantidade recomendada pela embalagem e pelo seu vet. 450 gramas parece ideal, em três porções de 150g.

    Alguns Goldens são mais gulosos e vão comer sem parar se você deixar. Não permita isso. Imponha o limite. Acho muito difícil que seu filhote esteja passando fome pois está comendo a quantidade correta de uma boa ração.

    Abraços!

  16. Patrícia says:

    Olá, acabamos de pegar uma Golden e ela tem somente 50 dias…ela não comia ração super premium e dai começamos aos poucos substituir a ração antiga pela Proplan, mas agora ela esta comendo suas fezes…queria saber o que podemos fazer para ela não continuar com essa mania, desde já agradeço e parabenizo pelo site.

  17. Rafael says:

    Oi eu ganhei um Golden a 3 dias ainda to meio(super) inesperiente em cuidar de animais minha prima ex-dona do meu golden dava a ração nutridog(para filhotes) com carne para ele.
    eu poderia continuar dando essa mesma mistura ou teria q trocar ele tem 8 meses e meio e tem +/- 75 a 80 cm. de altura.
    se naum,Teria alguma outra coisa q poderia fazer?
    poderia misturar a comida Natural com a Rasção?

  18. Tiago says:

    Olá.
    Bernardo está completando 7 meses essa semana, e está pesando 30 kilos. Está muito fofo e o porte adequado. Ele é bem grandão, já está com aprox. 50 cm de altura na cernelha. Os pais dele pesam em torno de 50 – 60 kilos e também são um pouco mais altos que o padrão. Pelo padrão dos pais e que ele vem acompanhando, ele foge do padrão “grande” e passa a ser “gigante” certo? Ele come a super premium da Guabi, mas está começando a fazer desfeita (frescura mesmo rsrs) e se recusar a comer. Penso em mudar pra Royal. Daria Maxi ou Giant? Obrigado.

  19. Olá Tiago,

    Parabéns por manter o Bernardo tão forte e crescendo saudável!

    Para Goldens, o tamanho recomendado seria o “maxi”, não o “giant”. Por ele ser grande, não existe problema em dar giant, a escolha é sua.

    De maneira geral, o tamanho “maxi” é o que atende a raça.

    Abs.

  20. Olá Rafael,

    Seu Golden Retriever tem um tamanho atípico para a raça, é bem “alto”. Mesmo assim, a alimentação não sofre muita influência.

    Não costumo recomendar uma ou outra marca de ração. O ideal é que seja da categoria super premium.

    Se for dar alimentação natural, deve ser 100% natural. Não é interessante misturar alimentação natural com industrializada.

    Quanto ao uso da latinha, eu não recomendo, a não ser que tenha sido indicada pelo veterinário por algum motivo específico.

  21. Tiago says:

    Olá!
    Bom… eu mudei a ração no Bernardo… comprei a “Maxi”… durante 2 dias ele comeu esganadamente como o de costume… mas novamente se recusa a comer, como fez com a ração anterior. Chegou a ficar 24h sem comer, mas eu morro de dó, mesmo sabendo que é “manha” e acabo misturando algum tipo de “meaty bone” na ração, e vai tudo. O pior é que eu fico mto preocupado, pois ele está em desenvolvimento, e quero que continue crescendo grandão. Um amigo veterinário (cientista) disse que eu devo oferecer, se ele não quiser, retirar… que uma hora ele vai ter fome e vai comer o que tiver. Foi o que fiz, mas acho “judiação” demais com ele. Uma conhecida teve o mesmo problema, e quando deu a ração de golden adulto da royal pro filhote dela de 6 meses, ele comeu numa boa e parou de recusar. O que devo fazer?

  22. david says:

    Oi. Tenho a sorte de dividir minha vida há seis anos com uma Golden, de nome Janis.
    Já tentei duas vezes cruzá-la, sem sucesso, e agora vou tentar uma terceira vez. Porém, sua energia e seu perfil de fêmea alfa tem tornado difícil encontrar um macho que consiga dominá-la.

    Janis tem pedrigee e está livre de displasia. Uma forma de prevenir problemas de ossos é não deixar que o Golden suba e desça escadas nos 2 primeiros anos de vida (isto pra quem vive em apartamento). Mas é certo que a melhor prevenção é sempre uma boa alimentação. Minha experiência é bem positiva com a marca Royal Canin Super Premium, mas sei que Eukanuba é também um dos melhores alimentos no mercado.
    Lamentavelmente a fama que adquiriu esta linda raça fez com que muitos particulares e criadores a disseminassem de forma irresponsável. Quero deixar claro que sou apenas um particular que adora esta raça e muito me entristece saber que há muitos canis que cruzam pais com filhos, primas com primos e demais familiares, tendo em vista apenas lucrar com a reprodução dos animais.

    Queria somente compartir minha experiência com vocês e espero em alguns meses mandar fotos dos filhotes de Janis.

    Um abraço a todos.
    David de Goiania

  23. Luis Felipe says:

    Olá!
    Tenho uma dúvida enquanto ao assunto da alimentação do Golden.
    O quê é “melhor” para meu golden: Uma alimentaçao á base de frutas (se sim, quais) ou uma alimentaçao por raçoes (se sim, qual a melhor) ?
    Obrigado pela atençao

  24. BARBARA says:

    EU QUERIA APRENDER A DAR COMIDA PARA O MEU CACHORRO GOUDEN CHAMADO MURYLLO ENTA POR FAVOR ME AJUDA OBRIGADA A DEUS BEI BEI

  25. MONICA VIEIRA says:

    OLA,TENHA UMA DOCIL,AMAVEL,AMIGA,COMPANHEIRA E INTELIGENTISSIMA GOLDEN;ELA SO FALTA FALAR,ENTENDE TUDO QUE A GENTE FALA SE ALGUEM ME CONTASSE ACHO QUE NAO ACREDITARIA.
    ENFIM,É O XODOZINHO DA CASA.

  26. Vinicius says:

    Eu vi o video sobre adestramento e fiquei com uma duvida…
    qual petisco posso dar para o meu filhote para dar de recompensa a ele?

    Obrigadoo!

  27. Vinicius, algumas pessoas utilizam salsicha cortada em rodelas, outras fígado cozido e outros aqueles petiscos prontos que vendem em pet shop.

    Em excesso não faz bem, então procure controlar a quantidade dada, é bem pouquinho só para o cão se sentir recompensado.

  28. Olá Monica,

    Que bacana! Parabéns pela sua Golden Retriever!

  29. Olá Barbara, você poderia ser mais específica na sua dúvida, por favor?

  30. Luis Felipe, alimentação só a base de frutas levaria o cão a óbito. Frutas somente não têm tudo que é necessário para um cão sobreviver. Cães precisam de dose relativamente alta de proteínas.

    Você deve ter se confundido: com alimentação natural, certo? Entre alimentação natural e ração industrializada existem prós e contras para ambas. Você precisa ver o que é melhor para você, com o que seu cão e sua rotina se adaptam melhor.

    Se for dar ração, tem que ser super premium.

  31. fernanda says:

    ola,estava lendo na internet e vi uma pessoa falando que o intestino da cachorrinha dele de 2 meses virou ou algo do tipo e ela ficou bem doente,gostaria de saber se isso e verdade e por que isso acontesce.
    grata
    Fernanda

  32. fernanda says:

    ola gostaria de saber se seria mais adequado dar para uma filhotinha de golden retriever a royal canin maxi junior o daria para dar a de labrador retriever junior?
    grata
    Fernanda

  33. Olá David,

    Em alguns casos é necessário intervenção humana na hora da cruza, para evitar que os animais se machuquem. Não é recomendado, porém, que sua cadela tenha a primeira cria aos 6 anos de idade. Agora já seria melhor parar com essa tentiva.

    O cruzamento entre primos e avós/netos não é desaconselhado. Irmãos inteiros não devem cruzar e pais com filhos apenas em casos extremos.

  34. LAIONE says:

    boa tarde gostaria de saber do que você acha da ração pedigree, para golden?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>