Dicas de adestramento e comportamento do Golden Retriever – Entrevista com especialista

Entrevista com especialista
Entrevista com especialista

Conversamos com André Poloni, adestrador e especialista em comportamento animal, sobre os desafios e dicas de adestramento e comportamento do Golden Retriever.

André Poloni é adestrador de animais de diversas espécies, ganhador do “Se Vira nos Trinta” com um ratinho e com seu Border Collie, Zap, terceiro colocado do “Cãopeão” com seu Poodle, Mylow e terceiro colocado no “Max Olimpíadas” com seu Jack Russell, Spyke. André foi também treinador da novela “Vidas em Jogo”, do Poodle Mylow, que fazia o personagem Zé, e da Golden Retriever Yoko, que fazia a Fifi. Atualmente atende em domicílio para resolver problemas de comportamento e adestra animais para apresentações em TV.

André Poloni e Zap, vencedores do "Se Vira Nos Trinta"

André Poloni e Zap, vencedores do “Se Vira Nos Trinta”

André, como você começou a se interessar por adestramento canino e comportamento?
Desde que me conheço por gente amo animais. Aos 14 anos ganhei minha primeira cadela, uma Boxer (Bianca), eu queria que ela fosse como a Lassie (Collie, do seriado), contei isso para o meu tio que me presentiou com um livro de adestramento, li o livro e comecei a adestra-lá.

O Golden Retriever é conhecido por ser uma raça fácil de adestrar. Por que isso?

O Golden é uma raça que era utilizada para levar as aves aquáticas abatidas para os caçadores, um cão para exercer essa função não pode ser agressivo para não estragar a carne da ave e o cão já era selecionado pela sua inteligência em aprender o serviço.

Apesar de toda essa facilidade para o treino, quais são os maiores desafios ao adestrar a raça ou tratar de problemas de comportamento?
Como a maioria dos cães de trabalho o Golden tem tendência para ser compulsivo e já vi muitos cães se mutilarem por conta disso. Além disso, o fato do Golden ter sido selecionado para não ter medo de barulho, pois os caçadores utilizavam armas de fogo para abater as aves, o tornou um cão difícil de dar broncas na hora de corrigir um mau comportamento.

Você teve algum cliente Golden Retriever que tinha alguma mania ou algo que tenha sido um desafio para você?
O meu maior desafio com Golden foi ensinar uma a não entrar na piscina, e isso freqüentemente acontece. Eles amam nadar e acabam ganhando muita atenção quando fazem isso, o problema é que o pêlo deles queima o motor da piscina e quando eles saem dela fazem uma grandes molhadeiras pela casa.

Qual a melhor forma de adaptar um pet já existente a chegada de um Golden ou ainda adaptar um Golden a chegada de um novo pet?
Antes de levar o novo cãozinho pra casa, é legal levar um paninho com o cheiro dele para o seu pet e quando o seu pet cheirar dê alguns petiscos e faça bastante carinho, isso para ele já saber que aquele cheiro representa algo bom. Fazer um encontro fora de casa é uma boa idéia para os cães não quererem proteger o seu território. Eu quando fui escolher o Zap, levei meus cães para ver se gostavam do novo irmãozinho. Isso foi essencial para eu selecionar qual dos cães eu iria levar.

Com que idade pode-se começar o treinamento de um Golden Retriever e o que é indicado em cada fase?
Um cãozinho pode ser adestrado apartir do momento que nasce, colocar para tocar som de barulhos de carro e outros sons do dia-dia enquanto eles mamam já é uma forma de fazê-los se acostumarem com esses barulhos. Os comandos podem ser feitos quando eles começarem a comer (o que ocorre por volta dos 40 dias de idade).

Os Goldens podem ser grandes destruídores de móveis, roupas e utensílios e comer tudo pela frente. Como podemos evitar esse comportamento e educá-lo da maneira correta?
Como o próprio nome já diz, eles foram selecionados para LEVAR para seus donos aves abatidas, os cães que gostavam de levar objetos com a boca eram selecionados para reproduzir. Essa característica ainda predomina na raça.
Agora me respondam uma pergunta: se você está fazendo um trabalho muito importante no computador e seu Golden passa na sua frente brincando com a bolinha dele: o que você faz? E se na mesma situação ele passar com um sapato seu que você pagou caro: o que você faz? Aposto que para o Golden Retriever conseguir atenção tem que pegar o sapato e não o brinquedo! Sem dúvida é muito mais divertido!!!
Faça o contrário: valorize muito quando ele pegar os brinquedos!!!

Em geral, como é possível ensiná-lo também a não mordiscar os donos ou visitas, já que fazem isso brincando?
Não podemos ensinar um Golden a parar de morder, eles amam estar com a boca ocupada, devemos ensina-los a morder as coisas certas. Dar atenção quando eles buscam um brinquedo e só dar carinho quando eles tiverem carregando um brinquedo é uma uma maneira fácil e divertida de evitar mordidas.

Existe alguma forma de ensinar o Golden a não pular em visitas ou ficar muito agitado quando chega alguém em casa?
Ensinar limites é essencial, quando chegar a visita podemos pedir para ele ir para um tapete ou caminha e ficar sentado ou deitado nela e se ele fizer isso ganhará muita atenção, caso contrário ele será ignorado e se pular deve tomar uma bronca que evite o comportamento mas NUNCA bater.

E a velha história de puxar a guia na rua. Alguma dica?
Entre os limites que eles devem aprender está o limite de andar atrás do dono e não passar para frente, no máximo do lado, uma coleira chamada Halti ajuda muito nesse treino.

Como podemos ensinar de forma efetiva ao Golden fazer as necessidades em um local determinado?
Geralmente os cães preferem fazer as necessidades longe da comida, e em lugares que absorvam a urina. No começo, tire todos os tapetes e deixe apenas o tapete higiênico, sempre que ele fizer o xixi no local correto dê um petisco bem gostoso, e quando ele errar não dê bronca, pois caso contrário ele vai ter medo de fazer xixi na sua frente.

Quais são as suas dicas na hora de escolher um profissional para adestrar ou avaliar e corrigir o comportamento de um cão?
Adestradores que não deixam os donos participarem da aula deve-se desconfiar, pois nunca precisei fazer o treino longe do dono, caso ele queira que você se retire ou fique de fora, peça para ele filmar o treino. Eu amo a técnica do Clicker, pois vejo os animais aprenderem com alegria, respeito as outras técnicas pois vejo resultados, mas sempre utilizo o Clicker para adestrar.

Gostaria de fazer algum outro comentário para os leitores do Golden Retriever Online?
Uma dica que sempre dou é: recompense todos os bons comportamentos do seu cão, isso fará com que ele goste de ser comportado!!

Artigos relacionados:

  1. Displasia coxo-femural e os Golden Retrievers: entrevista com especialista

Outros que você pode gostar...