O crescimento do Golden Retriever

Normalmente recebemos perguntas sobre o crescimento do Golden Retriever: até que idade o filhote de Golden Retriever cresce, como ocorre o seu desenvolvimento? Falaremos um pouco sobre isso nesse artigo, lembrando que cada cão tem seu próprio ritmo de crescimento e que tudo que colocamos aqui não é uma regra rígida e sim serve como referência para proprietários e criadores da raça Golden Retriever.

O Golden Retriever é uma das raças que mais muda ao longo do seu desenvolvimento. Talvez por isso seja tão difícil definir quais filhotes devem ir para lares show (de pessoas que colocarão o cão em exposições) e quais devem ir para lares pet (cão exclusivamente de companhia). Um maravilhoso filhote pode mudar muito e se tornar um cão padrão. Ao mesmo tempo que um filhote não muito bonito pode se tornar lindo.

Até os 3 meses de idade os Goldens costumam ser filhotes lindinhos, peludos, uma verdadeira bola de pêlo. Quando chegam aos 4 ou 5 meses eles já estão um tanto “estranhos”. Isso ocorre porque é uma fase de muitas mudanças. Você vai reparar que o cão pode esticar muito, as orelhas podem parecer grandes, a traseira ficar menor que a frente ou vice-versa. Isso é tudo muito normal nessa fase.

Normalmente, dos 3 aos 6 meses é a fase em que o Golden se desenvolve mais rápido, o que requer cuidados especiais. Assim como as crianças, eles “espicham” muito rápido e suas juntas e ossos tornam-se um ponto fraco. Nessa fase é importante exercitá-lo porém sempre com supervisão.

Como seu peso aumenta muito rápido, as juntas e ossos ficam sobrecarregados, o que pode trazer problemas futuros. A natação é com certeza o exercício mais recomendado para esse período, pois diminui o impacto. Tome cuidado com seu filhote subindo e descendo escadas e dando grandes saltos, pois os mesmos devem ser evitados.

Em geral, qualquer cão cresce até 1 ano de idade (12 meses). O Golden Retriever, por ser um cão de grande porte, pode crescer até 18 meses em média. As fêmeas diminuem muito sua taxa de crescimento depois do primeiro cio. Já os machos, se desenvolvem por um pouco mais de tempo. É importante acompanhar todas as fases de crescimento do seu Golden Retriever com visitas ao veterinário e muito carinho e estímulo mental, necessário para formação da psique do cão. Aos 12 meses é recomendado fazer uma prévia do exame de displasia coxo-femural, que deverá ser repetida aos 18 meses (chapa definitiva).

 

Outros que você pode gostar...

73 Respostas

  1. Clarissa says:

    Estou pensando em adquirir um golden retriever…Adoro essa raça!E vejo que os cuidados para a mantença de sua saúde e bem-estar são diversos e bem variados…Espero conseguir cumprir tudo isso pois quero q meu cãozinho seja muitoooo saudável e feliz…obrigada pelas dicas!

  2. Olá Clarissa,

    Que legal você estar pensando em comprar um Golden. Sempre recomendamos que pesquise muito e leia bastante antes de tomar essa decisão. Se possível converse com outros proprietários da raça, criadores variados e tente passar um tempo próximo aos Golden Retrievers, para conhecê-los melhor.

    O mais importante para seu cão ser feliz e saudável é ser cuidado com muito carinho e isso com certeza ele terá! De resto, pode contar conosco para quaisquer dúvidas que venham a aparecer.

    Um abraço!

  3. Wagner Cousen says:

    Bom dia,

    Adquirimos uma Golden sem pedigree em um pet shop e estamos encantados com o seu companheirismo! Mas uma dúvida está nos deixando um pouco chateado… duas veterinárias já disseram que acham que ela não é Golden e sim Labrador! Devido a sua pelagem rala e dura na parte superior! Ela completará 4 meses no dia 28/12/2008. Você poderia nos esclarecer se isso é normal nos Goldens com essa idade ou se fui prejudicado?
    Só para deixar claro… nada diminuirá a paixão que já sentimos por ela, e não a trocaremos por nada! Mas gostaria de pelo menos saber o que compramos!

    Obrigado pela atenção!

    Wagner Cousen

  4. Izabella Bayer says:

    Tenho um filhote de Golden, e ele esta a completar 1 mes nessa semana, por enquanto trato dele com leite e de vez em quando bananas e maçãs.. qual é a melhor alimentação que eu posso utilizar para alimenta-lo?

  5. Olá Wagner, creio que já respondi sua pergunta em outro artigo ;)

  6. Olá Izabella,

    Você tem um filhote que ainda não completou um mês? Esse filhote de Golden Retriever deveria estar com a mãe dele, mamando ainda enquanto fosse introduzido na dieta sólida.

    O ideal é procurar orientação veterinária para que seja indicada a melhor alimentação, pois está correndo o risco de que ele não tenha os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Banana e maçã não asseguram a proteína necessária de forma alguma, e ele precisa de outras fontes de energia, sais minerais etc.

    Se quiser enviar mais detalhes, entre em contato que tentaremos ajudar no que for possível.

  7. fernanda says:

    meu filhote de golden tem vai fazer 5 meses em 13 de Janeiro, há 2 dias ele nao come a racao, ele brinca, toma agua, mas esta perdendo peso, ele tem fome, pois esta sempre procurando comida, mas a racao ele nao quer!!!Levei na Veterinária ela receitou até um plasil para ele, disse que a principio estava tudo bem. O que posso fazer??? Já tentei os saches de carne que ele adorava. mas nada???

  8. Oi Fernanda,

    Conheço mais de um Golden Retriever que tem problema na hora de comer, que só come com o dono por perto ou situações assim. Difícil saber exatamente o que acontece com seu cão, mas você ter levado ao veterinário foi o passo mais importante. Se está ativo é um bom sinal.

    O estranho é ele recusar a ração mesmo com o sachê. O ideal é você tentar mudar a marca para ver se ele gosta mais de uma outra. As vezes os cães “enjoam” de uma determinada ração e continue levando ao veterinário, ele tem direito a revisão, pois se o cão enfraquecer mais deverá tomar soro e o médico veterinário tomará as demais medidas cabíveis.

    As vezes é algo super simples, uma indisposição que vá passar em breve. Dê notícias sobre ele!

    Abs!

  9. Diogo says:

    oi!!! Vou ter um Golden em fevereiro pois um veterinerio amigo vai teve uma ninhada e gostava que depois de ele se habitua-se a dormir no meu quarto. Mas a minha mae nao deixa por causa dos pelos. O que faço convenço a minha mae ou deixo-o na cozinha? acho que uma escovagem diaria reduz bastante a queda de pelo.
    obrigado.

  10. janete says:

    Boa Noite!
    Adorei esse site!!!Compramos um Golden muito fofo…o nome dele é MIke,ele completou 3 meses essa semana…Moramos em um apto,estou com medo que ele cresça muito e precise de mais espaço…Essa raça consegue se adaptar ou não?Ja posso coloca-lo com um adestrador?Ele vive mordendo minha filha de 10 anos!!!!!é normal?Grata e parabens pelo site!!!!

  11. Clecia says:

    Gostaria de saber qual o peso de uma golden retriver co um mês e meio?

  12. luis says:

    olá minha amiga vai medar um golden e a eu gostaria de saber com quantos meses(semanas ou dias) eu posso “tirar” o filhote da mãe? contando a amamentação.
    aguardo resposta
    grato

  13. Jonye says:

    Olá! Minha Mel se encontra a poucos dias de fazer 6 meses de idade.
    Tenho algumas dúvidas e sou marinheiro de primeira viagem em cachorros.

    1. Ela está mordendo muito as pessoas, e o mais chato é que ela procura o calcanhar. Eu sei que é por brincadeira, e quase não dói, mas tenho sobrinha pequena e algumas pessoas da casa estão ficando com medo dela…O que posso fazer?!

    2. Aparentemente ela é um excelente exemplar da raça, até o adestrador já comentou isso, porém o pêlo não é tão longo e volumoso. É como se ele não crescesse. Quais fatores poderiam afetar o crescimento do pêlo? Alimentação? Genética? Moro no Nordeste, em Natal, já ouvi falar que o calor atrapalha o crescimento do pêlo tb. É ruim, pq 90% das pessoas acham que ela é um labrador e um cara que dá banho em pet shop achou que era mestiça. ¬¬

    3. Como devo me preparar pra o primeiro cio? Tá perto né?!

    Agradeço quaisquer considerações.

  14. Jonye says:

    Ah!! Outra coisa estranha! Apesar de ter piscina na casa, e como dito anteriormente, morarmos no Nordeste, Mel nunca sequer teve a curiosidade de molhar as patas! Uma vez, por saber da importância da natação, levei-a em meus braços e entramos juntos pelo raso…a expressão dela era de quem tv muito triste. Quando soltei pra ver se ela nadava ou se divertia, ela simplesmente se apoiou em mim e eu me dei mal, pq quando cães se seguram é com as unhas né? imaginem como ficou minha barriga, costas e peito!!!
    Na praia, mesma coisa. Não quer saber de entrar na água. O engraçado é que ela gosta de banhos!
    :P

  15. Oi Luis,

    Os filhotes devem ficar com a mãe no mínimo até os 45 dias de idade.

    Abraços!

  16. Oi Jonye,

    Sobre as mordidas: o seu adestrador vai poder te ajudar nisso. Já que você mencionou que ela tem um, é o momento ideal de expor para ele o problema. Vocês precisam mostrar firmemente que as mordidas são indesejáveis. Ela fiz isso provavelmente para chamar atenção e não deve ganhar a atenção que tanto quer. Ignore ou repreenda da maneira correta (o adestrador vai te ajudar).

    Pêlo é realmente muito ligado a fator genético. Não tem jeito. Mas outros fatores influenciam: alimentação adequada e o calor realmente são alguns deles. Se você estiver dando ração super premium (ou alimentação natural correta), já está no caminho certo. No calor os Goldens costumam perder mais pêlo, mas se ela tivesse predisposição genética para muito pêlo, o teria mesmo no calor, ainda que não tanto quanto se ficasse no frio.

    Segundo minhas observações, cio em cadelas da raça Golden Retriever só costumam ocorrer entre os 12 meses de idade. A partir dos 6 pode ocorrer com qualquer raça, mas em Golden normalmente vejo por volta dos 14 meses o primeiro cio.

    Abraços!

  17. Realmente é curioso.

    Quando entram na piscina a primeira vez nem todos gostam. Tente colocá-la sem você. Ela vai se debater um pouco mas acostuma. Fique sempre vigiando, claro, para ela não se afogar.

    Acho que depois que ela pegar o jeito vai querer entrar sempre e aí você vai ter um novo problema…como mantê-la longe da piscina, rs.

  18. Oi Diogo,

    Confinar o seu Golden Retriever na cozinha não será bom para ele, por favor não faça isso.

    Realmente o ideal é conversar com ela e explicar que fará a escovação e que vai varrer o chão diariamente para que os pêlos não cheguem a incomodar.

    Abraços

  19. O peso de um Golden Retriever com um mês e meio pode varia muito Clecia, então realmente vou ficar te devendo essa resposta pois não sei informar =/

  20. Eduardo says:

    Olá,
    Sensacional seu site, muito prestativo mesmo!!! Parabéns.
    Compramos um Golden com 50 dias, pegamos ele ontem e temos diversas dúvidas, algumas resolvidas lendo suas respostas e de outros sites também, mas tenho um problema que ainda não encontrei resposta.
    No meu quintal não possuo cobertura (apenas um gramado) e como anda chovendo muito, não sei o que faço com meu filhote, pois não queremos acostuma-lo dentro de casa e nem que o mesmo tome chuva.
    Comprei uma casinha de madeira pra ele (antes mesmo de ele chegar), mas como ele chegou até nós de avião (um dia longo e cansativo, acredito), creio que ficou traumatizado com caixas/casinhas. O que eu faço para tirar este trauma? Estou tentando colocar biscoitos lá dentro e faze-lo ir buscar sozinho, estou no caminho certo?

    Obrigado!!!

  21. Jonye says:

    Vlw galewra pela ajuda galera! V6 são fantásticos! =D

  22. luiz says:

    olá,parabens pelo site, nos ajuda muito.
    temos um filhote de 7 meses se chama zion, ele parece ter uma leve inversao de palpebra inferior, em apenas um dos olhos, gostaria de saber se é comum ocorrer com os goldens esse problema e se todos os casos devem ser operados, o do zion parece leve e parece nao incomoda-lo e quando filhote nao dava sinais de possuir esse problema. ele deve ter adquirido depois dos 4 meses.
    a e antes de esquecer, ele é um lindo filhote muito inteligente e querido por todos. os goldens sao mesmo demais. abraços

  23. Jack says:

    Olá! Tenho uma golden que está com 2 meses e meio. Eu a adotei ha uns 20 dias. Ela foi abandonada na rua com mais 2 irmãozinhos. Já dei vermífugo e vacina. Mas ha 1 senana percebi que ela está com irritações na pele como se fosse dermatite e coça muito. Tb está perdendo muitos pêlos. Gostaria de saber se essa coceirinha pode ser sarna?? Quais são os sintomas da sarna? Estou passando uma pomadinha nela e já melhorou muito. Tb estou dando banho com um sabonete apropriado 2 vezes por semana para aliviar essa coceira. Tenho mantida ela sempre limpinha e em lugares limpos. Quais mais cuidados devo ter para ajudá-la?

    A queda de pêlos é muito comum nessa raça? Tb tenho percebido que ela está trocando os pêlos, ela era mais branquinha e os novos estão vindo caramelos. Sempre será assim esse tanto de pêlos caindo no chão?? kkkkkkkkkkk

    Ela se chama Dory e é a companheirinha de brincadeiras do nosso filho que tem 4 anos. Essa raça é muito fofa e carinhosa. Quando ela vê uma criança quase enlouquece querendo brincar. Estamos amando ter a nossa golden!

  24. Andréa Marques says:

    Olá!

    Irei comprar um Golden e tenho apenas uma dúvida.

    Eu saio de casa as 09h e retorno as 18h. Será que ele terá problemas em ficar sozinho o dia todo?

    Irei passear com ele pela manhã e a tarde, mas tenho receio dele se sentir muito só durante o dia…

    Ah, moro em casa.

    Obrigada pela ajuda :D

  25. Lucimar says:

    Olá,
    A um ano comprei duas goldem. O que estou observando é que as duas são irmãs e são completamente diferentes na sua personalidade, uma é muito calma e a outra bem agitada. Isso é normal?
    Também gostaria de saber mais em como fazer o exame de displasia porque estou observando que uma das goldem está mancando será que pode ser sintoma da doença ou é esforço físico.

  26. Oi Andréa,

    O filhote precisa comer 3x ao dia então o interessante é que você consiga ir até lá na hora do almoço ou que peça ajuda para alguém da família ou algum amigo. Assim eles poderão ir lá ver como seu filhote de Golden está e dar a alimentação na hora correta.

    Abraços!

  27. Oi Lucimar,

    Assim como os seres humanos, um cachorro tem personalidade diferente do outro. Então é normal sim que elas apresentem comportamentos diferentes. Em uma ninhada de Golden Retriever sempre tem um filhote mais quieto e outro mais agitado.

    Quanto ao exame de displasia: você deve levar ao veterinário e falar que tem percebido que está mancando. Ele vai então fazer um pedido de exame que você levará a um centro veterinário que tenha radiografia. Só com o raio-x o veterinário de suas Goldens poderá verificar a existência ou não da displasia coxo-femural.

    Abraços!

  28. Oi Jack,

    Muito legal esse seu ato de tê-la adotado, parabéns!

    Sim, pode ser sarna entre outras coisas. Terá que passar mesmo por avaliação veterinária. Nós aqui do Golden Retriever Brasil não somos formados em veterinária então não conseguimos opinar sobre tratamentos.

    O pêlo de filhote é normalmente mais clarinho e quando cai dá lugar ao pêlo de adulto. É a primeira grande troca. Depois seu Golden passará a ter duas trocas grandes por ano e sim…sempre terá trocas constantes, ainda que em menor quantidade.

    Abraços e parabéns!

  29. Oi Luiz,

    Nunca vi isso acontecer em Goldens não, mas como não sou veterinária não sei te dizer estatisticamente a incidência.

    Parabéns pelo Zion!

  30. Jack says:

    Obrigada pela atenção e parabéns pela atitude de fazer um site tão interessante onde podemos trocar experiências para criar melhor nossos goldens!!

    Aproveitando, gostaria de saber a partir de quantos meses posso estimular minha golden a nadar. Moro em frente a unma lagoa e nesse calor imagino que seria tudo de bom pra ela!! Hoje vi um golden de 7 meses nadando na lagoa, buscando objetos que o dono atirava na água. Confesso que morri de vontade de fazer isso com a Dóri, rs.

    Abraços

  31. Oi Jack,

    Não tem idade mínima. Se ela já tomou as vacinas, já pode colocá-la para nadar :)

    Abraços!

  32. Diogo L. says:

    Oi,
    Estou com um Golden macho em casa a dois dias, ele está com 5 meses, e na sua ex-casa ele estava em contato com a mãe,a irmã e outra femêa.Aqui em casa ele está em contato com um labrador macho mas tem chorado muito, isto é normal?? O que faço?

    Abraços!

  33. Filipe says:

    Gostaria de saber se posso adquirir um cachorro que ja nasceu a 5 meses.O cachorro é de um bom criador com todas as vacinas em dia, mas eu gostava de saber se com 5 meses nao pode ser um pouco tarde para ele se mudar de casa?

  34. Nara says:

    Bom dia!

    Tenho um golden de ele está quase com 8meses.
    o seu crescimento do 3º até o 6º mês foi constante,quando ele entrou no 6º mes eu o medi e ele estav com 50cm de altura e pesava 24kg. a partir dai ele não cresceu mais, pelo menos eu não percebi, hoje com quase 8 meses ele ganhou somente 1kg à mais e continua com os mesmos 50cm de altura.

    apesar de ele ter a aparencia e pelagem caracterisca de um legitimo goldem, estou com receio de ele ser mestiço.
    Eu acho o fucinho dele um pouco mais curto que o de alguns outros goldens que eu conheço e os seus pelos tambem não são extremamente compridos.

    Eu o amo e nada vai mudar isso, mas, eu gostaria de saber se ele tem a raça legitima ou se é um mestiço mesmo.

    vocês sabem me dizer algo, diante dessas caracteristicas que eu descrevi?

    ogrigada!
    Nara

  35. Olá Nara,

    Não consigo te dizer muita coisa a partir do que descreveu, mas basicamente um Golden com a altura e peso que você passou é um Golden normal.

    Seu cachorro ainda vai desenvolver. Eles realmente têm uma fase de crescimento explosiva que depois diminui bastante mas continuam crescendo aos poucos.

    Minha dica é não se preocupar muito com isso e curtir cada segundo com seu Golden!

    Abraços!

  36. Olá Filipe,

    Não tem problema, o filhote de Golden Retriever vai conseguir sem se adaptar bem à nova casa.

    Na verdade comprar cães nessa idade tem várias vantagens porque você consegue ver melhor como o cão vai ficar quando adulto, enquanto comprando um filhote de 45 dias fica difícil dizer porque o Golden muda muito de filhote até adulto.

    Se é um canil de confiança, com certeza estará fazendo uma boa escolha.

    Boa sorte!

  37. Olá Eduardo,

    Sim, você está no caminho certo. Ele precisa gostar de estar dentro da casinha dele, então o biscoito faz sentido.

    O ideal mesmo é que você consiga cobrir uma parte do quintal pois nem sempre os cães gostam de casinhas e com muita chuva é improvável que ele vá ficar dentro da casinha todo o tempo de chuva.

    Os Goldens têm tendência a problemas de pele e a exposição à chuva pode gerar problemas como dermatite úmida.

    Aqui tem um artigo legal sobre casinha de cachorro: http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=309.

    Gostaria de poder ajudar mais =/

    Abraços e parabéns pelo filhote!

  38. Olá Diogo,

    Há quanto tempo está com esse filhote?

    No começo o filhote sempre sente saudade da sua família canina original. Isso é comum sim. Como você já tem um outro cachorro, o mais comum é que ele não sinta tanta falta.

    Acredito que agora ele já esteja chorando menos. Estou certa?

    Abraços!

  39. Thais says:

    Olá, tenho uma Golden que está completando 48 dias hoje, está conosco faz exatamente uma semana. Elá é linda, inteligente, esperta, está comendo bem, e segundo o veterinário em perfeita saúde.

    Meus únicos problemas com ela estão sendo com a educação. Ela é um pouco teimosa, por mais que entenda que não possa fazer alguma coisa, espera não ter ninguém olhando para ir fazer o que a proibimos. Ela´já entende que não pode entrar na cozinha e na área de serviço, e enquanto estamos perto não entra, mas se destrairmos, ela vai até lá.

    Um outro problema que temos é em relação a higiene, já conseguimos educadar ela a fazer coco no jornal, ao menos quando ela está restrita a área dela, que é externa, ela sempre faz o coco no jornal; quando entra dentro de casa, ainda costuma errar, mas creio que ela seja muito bebezinha para conseguir controlar tão bem as necessidades. Apesar do coco já ser fetio no jornal, o xixi ela sempre faz em locais errados, e mais ou menos na mesma região. Estamos usando um desinfetante nesta região para tirar o cheiro da urina, e sempre a repreendemos quando ela faz xixi no local errado e a levamos até o jornal para ela aprender a fazer no local certo. Já estamos usando o pipi god.

    Existe alguma técnica para ensina-la a fazer xixi no local certo? E quanto a desobediência, é o normal pela idade dela?

    Grata

    Thais

  40. Marcos Andre says:

    Boa tarde !

    Parabens pelo site !

    Eu adquiri uma Golden ela esta com 2 meses somente.

    Com qual idade devemos comecar a ensinar, exigir, forcar um pouco a educacao e obediencia.
    Aos 2 meses eu ja tento ensinar alguma coisa e ela ja entende, porem como e muito novinha ai fica ^teimosa^.

    Grato pela ajuda!

  41. Rebeca says:

    Olá, eu tenho um Golden que está com quase 5 meses, ele está crescendo bastante mas está bem menos peludo do que antes, seu rabo possui pouco pelo, está com pelagem rala um pouquinho maior do que a de um labrador.
    Queria saber se isso é normal, se o corpo cresce mais rápido que os pelos e por isso que ele está assim ou se há algum problema, e o que eu posso fazer.
    obrigada.

  42. Marcus says:

    Jack!!!
    Legal você ter adotado um Golden.
    Quanto a coceira é dermatite sim.
    Tive problema com meu Golden também.
    Ficava cheio de feridinhas.
    É Dermatite mesmo.
    A veterinária recomendou Meticorten e Cefalexina.
    Meticorten:
    1 comprimido por dia durante quatro dias.
    Do quinto ao sétimo dia 1/2 comprimido por dia.
    Do oitavo ao décimo sexto 1/4 comprimido por dia.

    Cefalexina:
    1 comprimido de 12 em 12 horas durante 14 dias.

    No meu começou a curar já no terceiro dia e após o tratamento curou tudo.

    Abs.

  43. Fabricio says:

    Olá, meu nome é Fabrício e irei comprar um Golden para minha filha de 10 anos. Gostaria de saber oque devo exigir do canil: documentação de pedigre, vacinação, vermifugação, etc.
    Grato pela gentileza!

  44. Cristina says:

    Estou com um Golden novo em casa (Shiva). Já tenho um poodle (kimba) de 8 anos e um legítimo Vira-latas (Foguinho), lindo por sinal, misturado com pit bull de 1 ano e meio. O Golden fica dentro de casa e gostaria de saber com qu idade posso colocá-lo para dormir no lado de fora, pois já está começando a fazer umas “besteiras” dentro de casa, como fazer xixi fora do lugar (de preferência nos tapetes, roer as coisas, etc.Ele vai fazer 3 meses em 27/04. Está com 7Kg. Está pequeno? Introduzi a alimentação natural sem problemas, aliás ele gosta muito.

    Um abraço

    Cristina

  45. gabriela says:

    Olá.
    Eu tenho uma goldem de 3 meses e meio e desde o dia02/04 ela está com diarréia. Eu já dei uma semana de bactrim, ela melhorou mas qdo terminou o tratamento a diarréia voltou, então eu troquei a ração e nada, o veterinário receitou floratil e nada, depois flotril e nada, a diarréia continua, ela fez exame de fezes para giadiase e deu negativo, então agora o veterinário receitou digesan e epocler, pois imaginamos que seja gástrico. Queria saber se vcs já ouviram um caso parecido. Estou preocupada. Ela está ativa, tem a pelagem bonita está com 12 kg, mas tem diarréia!!! Vocês já viram isso acontecer antes?
    obrigada
    Gabriela

  46. Olá Gabriela,

    Diarréia pode ser preocupante principalmente em filhotes.

    Para ser bem sincera, sim, eu já vi um caso parecido. Uma de minhas cadelas teve um quadro muito semelhante quando filhote. Foram vários e vários remédios e nada parecia fazer efeito definitivo.

    Eu percebi que a água podia estar sendo a causadora disso. Passei a dar água mineral e ela melhorou. Tenta fazer esse teste.

    Pode ser sim que seja algo com um fundo gástrico. Nesse caso a endoscopia daria um diagnóstico definitivo, mas é um procedimento intrusivo então o veterinário deve recomendar somente se o caso não melhorar.

    Continue tentando. O importante é que você está fazendo o acompanhamento. Já ouvi alguns relatos de Goldens com problemas gastro e diarréias. Parece ser um ponto fraco da raça =/

    Mande notícias!

  47. Olá Fabrício,

    A documentação principal é:

    – Cópia do pedigree de ambos os pais;
    – Protocolo do pedigree do filhote (o pedigree final demora um pouco a chegar e o criador deverá te enviar posteriormente);
    – Contrato de compra e venda;
    – Cópia de exame de displasia coxo-femural de ambos os pais;
    РCarteirinha de vacina̤̣o com pelo menos a primeira dose da vacina (V8 ou V10) e anota̵̤es referentes a vermifuga̤̣o.

    Abraços!

  48. Olá Marcus,

    Obrigada por ter ajudado o Jack!

    Apenas lembrando que é muito importante consultar um vet porque nem sempre é o mesmo problema que outro cão teve e o remédio pode ter dosagem diferenciada.

    Abs.

  49. Olá Rebeca,

    O pêlo de filhote sempre cai dando espaço para o pêlo de adulto, que é menos fofinho (cheio).

    O fator mais determinante relacionado a pelagem é a genética. Problemas de saúde do pêlo e pele também podem influenciar, mas isso você pode acompanhar junto a um veterinário.

    Abs.

  50. Olá Marcos,

    Pode começar desde já mesmo. Não existe uma idade mínima para iniciar adestramento. Dê uma olhada: http://www.goldenretrieverbrasil.com.br/educacao-filhote-golden-retriever.

    Abraços!

  51. Olá Cristina,

    Ele não chega a estar pequeno não, mas tem que acompanhar porque a maior parte já é maior nessa idade.

    Você pode colocá-lo para dormir fora se preferir mas acho interessante insistir mais na educação dele.

    Abs.

  52. gabriela says:

    Olá.
    Eu continuei o acompanhemento médico da Sophia e só no segundo exame, deu positivo para giardíase.
    É bom comentar que o primeiro veterinário descartou essa possibilidade, pois ela estava aparentemente bem, ele dizia que era normal, mas o fato é que ele estava errado e não julgou necessário pedir exames, ele “sabia” que ela não tinha nada.
    Eu procurei uma segunda opinião e a primeira coisa foi fazer exames. Diante do resultado positivo estamos tratando com giardam suspensão.
    Hoje ela está bem, saudável, com o pêlo bonito, disposta, e muito pentelha. Está com 17 kg e com 49 cm (mais ou menos – ela não pára quieta pra eu medir)de altura sem a cabeça, está mais alta que as irmãs dela e mais magra.
    Escrevo aqui hoje, para que vocês conheçam a história e que possa servir de exemplo. Eu não devia ter demorado tanto para procurar uma segunda opinião, já que a primeira não respondia as minhas perguntas. Todo esse processo levou 1 mês! Vocês imaginam um filhotinho de 3 meses com diarréia por 1 mês!!! Pra mim ela parecia normal, mas hoje eu posso ver que ela estava magra, pois agora eu não vejo mais os ossinhos da bacia (não sei se cachorro tem bacia mas acho que dá pra entender.
    Se eu tivesse contestado mais, talves agora ela já estivesse curada de vez!
    Mas tudo bem, o importante é que ela está bem.
    Ah!! E seguindo sua orientação ela só toma água mineral agora.
    Muito obrigada pela ajuda e por me permitir compartilhar essa situação com vocês.
    Quem quiser ver minha filhinha pode ficar a vontade: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx, esse é o meu perfil no orkut mas as fotos dela estão liberadas pra todo mundo ver.
    Obrigada mais uma vez.
    Abraços a todos.
    Gabriela Reis

  53. Jô says:

    Olá prabéns pela generosidade! como percebi que responde a todas as dúvidas …lá vai a minha…hehehe. Bom minha pequena Golden completou agora dia 15 de maio 3 meses e comia pedegree junior e esta pesando agora 6 kg, pelo que pesquisei o peso estava baixo então mudei a ração para cyno raçãos para filhotes …ela sempre comeu muito bem e agora não sentiu com a troca não pelo contrário que toda a hora mais estou indo com calma pois me informaram que esta ração é completa e forte.
    Minha pergunta é que peso deveria estar? E o que vc acha desta ração? e quanto por refeição devo dar a ela por mais que´peça mais?
    Aguardo ansiosa sua resposta.

    Grata

  54. Luana says:

    Oii,eu tenho uma filhote de golden Retriever ela esta com 3 meses eu comprei ela em uma feira ela tem pedigree,mas eu acho que ela não tem tanto pelo assim atrás,e sua barriga esta preta,é normal?
    obrigada!!

  55. Nathalia says:

    Bom dia!
    ganhei um golden, mas moro em apartamento, gostari de saber se ele consegue se adaptar a este espaço,e se este tipo de raça se dá com crianças pois tenho tres de 6 meses às 6 anos.

    Desde já agradeço.

  56. Jack, apesar do Markus ter tentado ajudar passando uma receita, lembramos que somente médicos veterinários podem acompanhar um caso e administrar medicação com certeza.

    Metilcorten e Cefalexina não é usado em todos os casos ainda para dermatite. Ainda mais Metilcorten que é corticóide é complicado utilizar sem receita veterinária e a Cefalexina é antibiótico potente portanto pode causar resistência para algumas bactérias piorando e imunossuprimindo o animal.

    Abraços!

  57. Luiz,

    Sobre a questão da pálpebra deve ser intrópio comum em Golden Retriever. Pode passar sozinho se a cabeça do cão abrir e crescer mas o correto é encaminhar ao vet porque sem medicação causa úlcera córnea pois os cílios ficam batendo o tempo todo na esfera ocular.

  58. Olá Nathalia,

    É uma raça muito adaptável que vive bem em diversas situações e é excelente com crianças. É claro que é sempre importante observar a interação entre as crianças e seu cão para evitar quaisquer agressões tanto ao cão quanto às crianças.

  59. Luana,

    Não recomendamos a compra de filhotes em feiras.

    Pelagem é fator genético, algumas linhas de sangue possuem mais pêlo que outras, por isso comprar um Golden de excelente qualidade requer estudo.

    Alguns filhotes possuem a barriga mais escura e isso muda com o tempo.

  60. Olá Jô,

    A Cyno é uma ração super premium, o que é bacana.

    Quanto a quantidade: siga o que o rótulo da ração indica para a idade e divida nas porções diárias (vezes por dia que oferece a comida). Não se preocupe com a chantagem que os filhotes fazem parecendo que estão famintos, eles sempre parecem famintos.

  61. giulia says:

    vou pegar a minha golden Sophia Red Sun dia 18/06/12 e queria saber a quantidade de ração que eu posso dar para ela, vou dar a ração Premier Golden Retriever ou Royal Canin Golden Retriever qual é melhor??qual quantidade eu dou??outra pergunta a mãe dela tem 9 anos, pois a cruza foi acidental e o pai tem 5 anos, tem algum problema sobre a idade da mãe, ela está saudável,com vacina em dia, vermifugada e é alimentada pela ração Eukanuba,e quando estava preste a dar a luz a dona dela mudou a ração para Eukanuba filhotes!!!!

    • Você pode seguir a quantidade de ração indicada na embalagem, dividindo a quantidade diária em 3 porções diárias no começo.

      Se o filhote está saudável, não existem problemas de forma geral. A cruza só poderia ter dado problema a mãe da ninhada, no caso, e deveria ter sido evitada para o bem dela.

      Boa sorte com sua filhota de Golden Retriever!

  62. Anderson says:

    Olá, eu e minha esposa queremos adquirir um cão e a raça que queremos muito é o Golden, por ser dócil e companheiro. Estamos dispostos a dar todo carinho e atenção que o animal merece. Só que moramos em apartamento e trabalhamos o dia todo, então gostaria de saber se o Golden se adapta bem, mesmo que quando chegarmos levemos ele para dar uma caminhada e dediquemos atenção a ele?

  63. SUSAN E FELIPE says:

    olá boa noite …

    TENHO UM GOLDEN E ELE TEM 56 DIAS JPA TOMOU A PRIMEIRA DOSE DA VACINA E JÁ FOI VERMIFUCADO E GOSTARIA DE SABER SE ELE PODE FICAR NO QUINTAL É DE FUNDO TENTEI COLOCAR ELE POR ALGUNS MINUTOS EM UM CORREDOR COM UM PORTINHA PARA CÃES E ELE FICOU DESESPERADO CHORANDO E LATINDO SERÁ QUE ELE VAI SE ACOSTUMAR A FICAR NA ARÉA DE CASA ESTOU PREOCULPADO

    OBRIGADO

    • Vai se acostumar sim. Na verdade goldens precisam de muito contato com os donos e a família então realmente deixá-lo preso sempre não vai ser bom para ele. Deixe que ele participe da rotina. Boa sorte com seu filhote!

  64. SUSAN E FELIPE says:

    OIII MEU GOLDEN CHEGOU EM CASA FAZ 8 DIAS ELE TEM 50 DIAS ELE ESTÁ TEMPORARIAMENTE NA MINHA SALA , MAS DESEJO COLOCÁ-LO NO QUINTAL ,ELE JA TOMOU A PRIMEIRA VACINA E O QUINTAL NÃO TEM ACESSO A RUA , MAS ELE CHOROU MUITO QDO COLOQUEI O PORTÃO DE CACHORROS NUM ESPAÇO LIMITADO.POSSO DEIXAR ELE SOLTO NO QUINTAL E COMPRO UMA CASINHA OU POR ENQUANTO DEIXO ELE DENTRO DE CASA? TEM ÉPOCA CERTA PARA DEIXÁ-LO NO QUINTAL?

    • Poderia sim ficar no quintal, porém veja nossa outra resposta à você: o Golden precisa fazer parte do dia a dia da família, não pode ficar só preso no quintal ou em uma área isolada em casa.

  65. Jacqueline says:

    Boa tarde!Tenho um golden macho de 6 meses,e ele ainda faz coco mole e bastante fedido,ele se alimenta somente de ração e carne em lata para cachorros é normal ele fazer coco assim?

    • Não é normal. Precisa ver se a ração que está sendo dada é adequada e fazer exames que o médico veterinário vai passar para entender o que pode estar ocorrendo.

  1. 11/06/2009

    […] Os bons cães nunca perdem o “isso”. Eles não passam por fases feias na adolescência: crescem […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>