AdestramentoCuidados

Como fazer seu Golden Retriever parar de morder?

Cães de todas as raças costumam mordiscar quando filhotes e os filhotes de Golden Retriever também exibem comportamento similar.

Golden Retrievers raramente apresentam problemas de comportamento que levam e mordidas sérias ou agressivas, porém possuem como base da sua formação de raça a vontade de pegar objetos com a boca, o que pode acentuar hábitos indesejáveis de mordidas.

Então como fazer para que meu filhote de Golden ou ainda meu Golden adulto suspenda as mordidas que mesmo brincalhonas podem incomodar membros da família e visitas?

É importante entender que a mordida é um hábito natural para qualquer cachorro e que quando são filhotes esse hábito é ainda mais acentuado devido a troca de dentes.

Por este mesmo motivo essa é a fase ideal de se inibir as mordiscadas pois apesar de inofensivas não queremos que seu Golden desenvolva o hábito de morder. Um dia ele ficará adulto e as mordidas não serão mais tão divertidas.

socialização do filhote é um passo extremamente importante para educá-lo não só com relação às mordidas mas em diversos níveis. A socialização torna seu cachorro mais confiante e melhor preparado para viver em sociedade.

Deve-se evitar brincadeiras de cabo de guerra e rolar pelo chão enquanto seu Golden ainda está nessa fase de mordidas, porque essas brincadeiras estimulam ainda mais as mordidas.

Não corra atrás do seu cachorro ou o agite muito quando ele estiver apresentando esse comportamento pois ele acha que é uma grande brincadeira e pode acentuar ainda mais.

Seja consistente na educação. Você não deve deixá-lo mordiscar sua mão um dia e no dia seguinte esperar que isso não seja feito. Mantenha um mesmo padrão para todos os membros da família afim de que ele aja da mesma forma com todos.

Seu filhotinho de Golden está acostumado a brincar com os irmãos mordendo e mordiscando, é a natureza deles. Mas ao observar uma ninhada de Goldens brincando você perceberá que quando um dos filhotes aplica mais pressão o outro imediatamente “reclama” soltando um granido. Você também precisa de comunicar com seu cachorro! O

primeiro passo é mostrar a ele que o que ele está fazendo não é legal e está te machucando. Você pode seguir os seguintes passos:

  1. Quando seu cão morder ou mordiscar uma parte do seu corpo, dê um grito de “Ai” ou algum outro que demonstre dor. Isso deve ser feito não de forma divertida e sim demonstrando severidade. Assim seu Golden vai pensar “puxa, realmente estou machucando, melhor não fazer de novo”. Saia de perto dele para que perceba que você não quer “brincar” sob essas circunstâncias;
  2. Ele já está respeitando e não mordendo forte? Que bom! Agora faça isso antes de ele aplicar qualquer pressão, sempre que ele colocar a boca em volta de alguma parte do seu corpo.

Essa técnica costuma funcionar bem, principalmente em filhotes, pois a maior parte dos problemas que temos com nossos cães estão relacionados a falta de comunicação e interpretação errada da situação (seja por nossa parte, seja por parte deles).

Em alguns casos seu Golden pode estar tentando restabelecer a ordem de liderança dentro do núcleo familiar, tomando uma posição atualmente ocupada por algum membro da família.

Enquanto estão crescendo os cães passam por uma série de fases em que é até natural desafiar e tentar mudar essa ordem mas tentativa de dominância nunca deve ser tolerada e deve ser corrigida desde cedo, para evitar problemas futuros. Você deve ser o líder.

Desvie a atenção do seu filhotinho de Golden ou até mesmo do seu cão adulto para outro objeto. Quando ele estiver lhe mordendo, aplique a técnica acima e ofereça um brinquedo em que ele realmente possa morder. Isso serve para ele entender que a necessidade dele será atendida, mas não por partes do corpo humano, e que existe a forma certa dele fazer isso.

Uma outra técnica utilizada comumente é quando o cachorro lhe morder, imediatamente colocar o seu dedo polegar embaixo da língua dele enquanto coloca o indicador embaixo do queixo, formando uma espécie de gancho. Você deve aplicar alguma pressão mas não machuque seu Golden Retriever. Fique assim por uns 10 seguindos seguindo a boca dele com o “gancho” e isso será incômodo para ele, ajudando com que ele associe mordidas a sensações desagradáveis.

A dica final de adestramento canino de hoje é nunca ser agressivo com seu cachorro! Não bata no rosto dele quando ele morder, achando que isso trará resultados pois essa atitude poderá levar a duas respostas: seu cão pode ficar com medo de você o que o tornará nervoso e até mesmo agressivo ou ele pode achar que é uma brincadeira, o que também agrava o quadro de mordidas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios