Criação ProfissionalPedigree e Genética

COI na prática

Talvez você já tenha falado sobre COI, talvez não.

Existem diversas explicações técnicas e extensos artigos veterinários a respeito do tema. Tentaremos tratar dele de uma forma leve, para entendimento prático e aplicação na raça Golden Retriever.

COI é a sigla de Coefficient of Inbreeding

Trata-se de um cálculo matemático que mostra o quanto cães antecessores contribuí­ram para o cão atual. Ou seja, o quanto determinados exemplares do passado do cão estão participando da sua constituição atual.

Se você possui um Golden que é neto de determinado cão e também bisneto desse mesmo cão, o cachorro avô/bisavô tem um peso grande em sua formação atual, pois aparece duas vezes em sua constituição.

Por que o COI é importante na criação de Golden Retrievers?

Alguns criadores não utilizam o COI como parâmetro para sua criação, mas o COI tem sua importância, mesmo que não seja o fator decisivo na escolha.

Ao analisar um possí­vel novo pedigree (um novo cruzamento), deve-se calcular o COI para entender quais são os cães que terão mais representatividade naquele cruzamento. A tendência é que as caracterí­sticas desses cães predominem.

Na natureza não existe uma fórmula mágica e o resultado real do cruzamento de Goldens pode ser diferente do esperado. Ainda sim, trabalhando as probabilidades temos mais chance de acertar.

Caso você esteja pensando em cruzar o seu Golden Retriever e já tenha feito todos os exames essenciais: hemogramas, raio-x para displasia coxo-femural e de cotovelo etc, poderá agora pensar em quais caracterí­sticas gostaria de fixar nos filhotes e buscar uma cadela ou cão para cruzar o seu que traga essa carga genética.

O cálculo do COI vai te mostrar então quais os cães que poderão contribuir mais e a partir daí­ pode-se tomar uma decisão.

Como calcular o COI de um cruzamento ou do meu Golden?

Existem diversas ferramentas para o cálculo do COI.

Recomendamos o uso do K9 Data, site especí­fico para Golden Retriever, que serve tanto para arquivamento de dados de examples da raça, quanto para o cálculo de COI, e é gratuito.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios