Exposições

O papel do handler de Golden Retriever

Golden Retriever Bliss sendo apresentada por seu handler
A Grande Campeã Bliss, de propriedade do Canil Golden Brand, e o handler Rivaldo

Recebemos alguns e-mails de proprietários de Golden Retriever que desejam saber mais sobre exposições e sobre como levar seus cães para as competições caninas de beleza.

Para que seu cachorro comece a participar de exposições de beleza o primeiro passo é que seja oficialmente registrado (tenha pedigree) e que esteja dentro dos padrões da raça, o que é algo muito amplo e nenhum cachorro é 100% dentro do padrão, mas o que queremos dizer é que não apresente nenhuma falha grave dentro do padrão.

Como vocês devem imaginar existem muitos Goldens com pedigree e entre ter o documento e ser um cão com padrão adequado para exposiçõees existe uma diferença.

E aí­ começa o trabalho do handler, o profissional que apresenta cães em exposição e, mais que isso, treina e cuida do cachorro para que esteja em condições de participar das pistas.

Segundo a Wikipedia, o handler é “um profissional cinófilo que cuida e prepara cães para exposições de conformação e beleza. Ele avalia as melhoras que são possí­veis ao cachorro a fim de que mais pontos sejam ganhos nas apresentações.

O handler passa bastante tempo com os cães que vão competir, por isso ele é responssável pelo condicionamento fí­sico e psicológico do cão.”

O propietário do Golden Retriever pode apresentá-lo nas exposições e isso é muito gostoso mas nem todos levam jeito e nas exposições mais competitivas é muito bom contar com um profissional realmente qualificado para destacar as melhores caracterí­sticas do seu Golden Retriever e tentar diminuir a aparência das falhas (todo cachorro tem pontos fortes e fracos).

Além de entrar na pista para “desfilar” com seu Golden, o handler faz um trabalho anterior a este, o de treinamento. Existe bastante diferença entre um profissional de adestramento básico e um handler. O treinamento é totalmente diferenciado pois um cachorro de exposição não deve sentar para ganhar incentivo e sim ficar em posição de “stay” (parado com as 4 patas no chão). Essa é apenas uma das diferenças.

Na hora de escolher um handler deve-se tomar muito cuidado. Seu Golden Retriever precisa aprender a gostar das exposições e isso não vai ser conseguido se for treinado por um profissional violento ou que não saiba incentivá-lo. Entrar numa pista deve ser acima de tudo uma grande alegria para seu Golden Retriever pois o padrão de temperamento da raça é alegre e isso também é avaliado pelos juízes cinófilos.

Além de treinar o seu Golden Retriever e apresentá-lo, o handler vai cuidar de sua preparação/condicionamento fí­sico (exposições podem ser cansativas e o cachorro precisa estar devidamente preparado e estar bem fisicamente, nem gordo nem magro), alimentação e pelagem. Aliás, essa é uma das caracterí­sticas importantes do handler de Golden Retriever: ele deve saber como manejar a pelagem do Golden de maneira adequada, fazendo seu trimming e grooming.

Handlers normalmente apresentam mais de uma raça, mas o ideal é encontrar algum que tenha uma afinidade com a raça, tenha prazer em trabalhar com os Goldens, o que não é muito difícil já que os Goldens são um prazer de estar por perto) e conheça as caracterí­sticas físicas do cão, pois assim poderá orientar melhor os proprietários quanto aos cuidados que devem ser tomados.

Para quem tiver interesse, verá que com o tempo o handler profissional acaba se tornando um bom amigo e conselheiro da família nos cuidados com seu campeão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios