Pedigree e Genética

A importância do pedigree do Golden Retriever

Muitas pessoas desconhecem a importância do pedigree para os diversos animais e não diferente ocorre com os Golden Retrievers.

Com frequência, sem muito acesso a informação, pessoas compram cães supostamente da raça Golden e depois assistem seus cães se desenvolverem fora do padrão, com desvios de comportamento e problemas de saúde.

Todos os animais devem ser amados igualmente e não é necessário possuir um pedigree para que se torne um membro da famí­lia, enchendo uma casa de amor.

Porém, é importante observar que ao se tratar de cães de raça o pedigree é fundamental para comprovar que um cão realmente pertence àquela raça.

Não basta ter todas as caracterí­sticas. Somente com o documento reconhecido por órgão competente o seu cão será oficialmente um Golden Retriever.

Exemplo de pedigree
Exemplo de pedigree CBKC, filiada à FCI

Quais os benefí­cios de ter um Golden Retriever com pedigree?

Através do pedigree você tem acesso a árvore genealógica do seu Golden, conhecendo seus pais, avós e assim por diante.

Com isso é mais fácil conhecer o histórico de doenças dos seus antecessores e também registrar as ninhadas futuras.

Pedigree é garantia de conformidade com todos os padrõs da raça?

Não necessariamente. Um cão pode ser filho de legí­timos Golden Retrievers e ainda sim apresentar pequenos desvios.

Isso é normal na natureza porém é bastante minimizado pelo trabalho de criadores sérios e dedicados.

Por que um cão com pedigree custa tão mais caro que um cão sem?

Essa dúvida atinge muita gente, que acaba optando por comprar um Golden Retriever sem pedigree. Existem motivos para o preço mais alto.

Normalmente, filhotes com pedigree são mais caros justamente porque provém de pessoas que tem mais cuidado em relação a raça e cuidados custam caro.

Imagine o dinheiro investido na matriz e padreador (mãe e pai dos filhotes), no estudo genético de linhagens, na saúde de ambos os pais, no perí­odo que antecede a prenhez, o perí­odo durante a mesma, o pós-parto etc.

Criar cães dá trabalho e traz muitos gastos. Um cão com pedigree tem sim mais valor no mercado e deve ser mantido como tal.

Apesar disso, o registro do pedigree em si não custa assim tão caro. Em torno de 30 reais para sócios dos órgãos competentes.

Portanto, apenas pelo documento em si um vendedor não deve cobrar tanto a mais.

Reforçando o que já foi dito, cães de boa procedência tem custo mais alto mas trazem grandes benefí­cios, estando menos propí­cios a doenças e gastos extras.

É importante conscientizar a todos quanto a importância do pedigree. Evite comprar um Golden Retriever sem esse documento tão valioso. Isso é importante para o cão e para sua famí­lia!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios