Introdução ao Golden Retriever

O Golden Retriever foi desenvolvido na Escócia e Inglaterra no fim do século XIX, com a função de buscar e trazer (“retrieve”em inglês) a caça selvagem na terra e na água.
Suas características físicas e vontade de agradar ao dono, sua adaptabilidade e natureza altamente treinável (inteligente) também o tornaram útil para diversos outros objetivos.
O Golden Retriever é um cachorro de aparência natural, que não precisa de intervenções cirúrgicas (nas orelhas ou cauda, por exemplo) nem cortes exóticos nos pêlos, para estar nas características da raça (ao contrário de alguns poodles, terriers, cockers etc).
Goldens possuem uma estrutura canina normal, sem distorções das patas, mordedura ou cauda e são um cães caracteristicamente saudáveis, fortes e adaptáveis.
Os cuidados com pelagem de um Golden Retriever não devem demorar mais que 20 ou 30 minutos por semana.
Um Golden Retriever macho já adulto deve ter idealmente em torno de 59 centímetros do chão até o ombro e pesar entre 29 e 34 quilos.
Já as fêmeas devem ter em média 54 ou 55 centímetros e pesar de 25 a 29 quilos.
Pequenas variações de altura e peso, para cima ou para baixo, são permitidas, porém menos desejáveis.
O porte físico é forte e muscular, mas não pesado como um Cão da Terranova nem muito afinado como um Setter Irlandês.
A cabeça é larga, com orelhas curtas e pendentes e uma expressão amável.
A pelagem, que é uma das características marcantes da raça, tem camada dupla, com uma camada superior mais densa e a prova dágua e uma interna macia.
Existem partes de pêlo mais longo na parte de trás das patas, no pescoço, no peito e na cauda.
A pelagem adulta pode ir de um dourado claro até um mais escuro, e é comum encontrar alguns pêlos mais claros nos Goldens.
Uma coloração predominantemente muito clara ou avermelhada, ou marcações brancas na cabeça, pés ou peito não são desejadas no meio de exposição, mas não afetam o cão em termos de companheirismo ou trabalho (caça).