Cuidados

O crescimento do Golden Retriever

Normalmente recebemos perguntas sobre o crescimento do Golden Retriever: até que idade o filhote de Golden Retriever cresce, como ocorre o seu desenvolvimento?

Falaremos um pouco sobre isso nesse artigo, lembrando que cada cão tem seu próprio ritmo de crescimento e que tudo que colocamos aqui não é uma regra rígida e sim serve como referência para proprietários e criadores da raça Golden Retriever.

O Golden Retriever é uma das raças que mais muda ao longo do seu desenvolvimento.

Talvez por isso seja tão difícil definir quais filhotes devem ir para lares show (de pessoas que colocarão o cão em exposições) e quais devem ir para lares pet (cão exclusivamente de companhia).

Um maravilhoso filhote pode mudar muito e se tornar um cão padrão. Ao mesmo tempo que um filhote não muito bonito pode se tornar lindo.

Até os 3 meses de idade os Goldens costumam ser filhotes lindinhos, peludos, uma verdadeira bola de pêlo.

Quando chegam aos 4 ou 5 meses eles já estão um tanto “estranhos”. Isso ocorre porque é uma fase de muitas mudanças. Você vai reparar que o cão pode esticar muito, as orelhas podem parecer grandes, a traseira ficar menor que a frente ou vice-versa. Isso é tudo muito normal nessa fase.

Normalmente, dos 3 aos 6 meses é a fase em que o Golden se desenvolve mais rápido, o que requer cuidados especiais. Assim como as crianças, eles “espicham” muito rápido e suas juntas e ossos tornam-se um ponto fraco. Nessa fase é importante exercitá-lo porém sempre com supervisão.

Como seu peso aumenta muito rápido, as juntas e ossos ficam sobrecarregados, o que pode trazer problemas futuros.

A natação é com certeza o exercício mais recomendado para esse período, pois diminui o impacto.

Tome cuidado com seu filhote subindo e descendo escadas e dando grandes saltos, pois os mesmos devem ser evitados.

Em geral, qualquer cão cresce até 1 ano de idade (12 meses). O Golden Retriever, por ser um cão de grande porte, pode crescer até 18 meses em média.

As fêmeas diminuem muito sua taxa de crescimento depois do primeiro cio.

Já os machos, se desenvolvem por um pouco mais de tempo.

É importante acompanhar todas as fases de crescimento do seu Golden Retriever com visitas ao veterinário e muito carinho e estímulo mental, necessário para formação da psique do cão.

Aos 12 meses é recomendado fazer uma prévia do exame de displasia coxo-femural, que deverá ser repetida aos 18 meses (chapa definitiva).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios