Antes de Ter UmCriação Profissional

Tipos de canil de Golden Retriever

Quando você vai comprar um filhote de Golden Retriever é importante pesquisar bastante para ver se a raça é adequada para você e sua família. Seu estilo de vida, tempo disponível, espaço etc são fatores determinantes para a escolha da raça mais adequada.

Sites como o Golden Retriever Online podem lhe ajudar com uma série de informações válidas para ajudá-lo na decisão e informar sobre a raça, seus prós e contras e desafios.

A partir da decisão, começa a busca por um canil de Golden Retriever, ou seja, a busca por um criador de Golden que seja idôneo e que possa lhe vender um animal saudável e com as características corretas da raça. Nesse ponto surgem muitas dúvidas pois existem criadores mais bem preparados e outros menos e é importante conhecer o que é um criador / canil, quais as características das opções existentes e fazer uma boa escolha pois seu Golden ficará com você por muitos anos e não deve ser comprado por impulso ou de qualquer lugar, sem uma origem adequada.

Em geral um canil entende-se por um local destinado a abrigar cães, porém seguindo as instituições cinófilas (de criação de cães) o canil é uma entidade associada a um clube canino para criar cães. Um canil, portanto, não necessariamente é um espaço feito para cães, com baias e grama e casa de banho etc. Qualquer indivíduo que siga as regras do clube cinófilo ao qual é associado pode registrar um canil e criar cães. Um canil é, então, na cinofilia um registro que permite a criação de cães, independente da existência de um espaço como tradicionalmente vem a nossa cabeça.

É importante explicar isso porque na busca pelo seu Golden você poderá achar que somente canis com grande estrutura são corretos quando de fato existem vários formatos no qual a criação pode ocorrer e seguindo linhas diferentes de filosofia, operação e cuidados. Não deixe se levar somente pela estrutura excessiva ou pela falta dela. Um criador é um criador independente do espaço que possui, seja uma grande chácara no interior ou uma pequena casa na cidade.

Vamos então conhecer um pouco os tipos de criação existentes, para que você possa ter uma escolha melhor acertada:

Puppy Mill

Esse termo é utilizado nos países de língua inglesa como forma de identificar o tipo de criação que visa somente o lucro. A tradução literal seria “fazenda de filhotes” e isso representa bem a realidade: é como se fossem fábricas de filhotes, produzindo incessantemente e sem se preocupar com a qualidade, saúde e bem-estar dos animais. Em geral são criações grandes, amplas, com um alto número de cães em reprodução constantemente, mas também pode ser um indivíduo com um macho e uma fêmea que comece a reproduzir sem parar.

Criadores desse tipo não deveriam ser chamados de criadores pois não há qualquer preocupação com a raça. Eles querem simplesmente que seus cães tenham filhote para ganhar dinheiro. Hoje em dia a maior parte deles têm cães com pedigree mas houve uma época que nem possuir pedigree os cães possuiam. Normalmente funciona da seguinte forma: compram um macho com pedigree, uma fêmea com pedigree e começam a fazer filhotes. Hoje em dia esses pseudo-criadores têm grande visibilidade pois anunciam em sites de leilão online (como o Mercado Livre, por exemplo), em feiras de filhote, pet shops, entre outros. As vezes anunciam como “linhagem de campeões” como forma de enganar o comprador, já que normalmente o mencionado cachorro “campeão” está lá atrás no pedigree, um parente distante dos filhotes. Em sua maior parte não fazem qualquer exame de saúde e de doenças genéticas apesar de que a pressão cada vez maior dos compradores, que têm acesso a sites como esse, aumentou, o que vem resultado numa mudança forçada para que até as fábricas de cães façam ditos exames.

Apesar de terem pedigrees em alguns casos, os filhotes resultantes de puppy mills normalmente tem desvios no temperamento, genética, físico e abilidade geral. Fique alerta a esse tipo de “criação”: puppy mills costumam oferecer filhotes sem pedigree a um custo menor, dizem que pedigree é besteira, que seus cães tem os exames mas não apresentam os resultados vindos de veterinários confiáveis, entre muitas outras mentiras para te convencer a comprar.

As puppy mills não costumam se dedicar a uma só raça, tendo cães de todos os tipos e aqueles que mais estiverem vendendo no momento.

Criadores de fundo de quintal

São similares aos criadores puppy mill mas o que os diferencia é que o criador de fundo de quintal tem boas intenções. Ele acha que seu cachorro é maravilhoso e que ter uma ninhada seria divertido para a família, uma boa experiência para as crianças etc e assim procura um cão próximo a ele para cruzar e ter lindos filhotes. Apesar de sua intenção não ser só o dinheiro, essa pessoa não tem conhecimento aprofundado sobre a raça, não conhece seu padrão, entre outros assuntos essenciais para um criador. Às vezes ele até testa os cães para doenças comuns, devido a insistência do médico veterinário, mas em geral considera que isso é besteira. Também não se dedica de forma aprofundada a raça e costumam vender em feirinhas e sites de leilão.

Criadores profissionais

São criadores que apesar de venderem cães pelo lucro, são profissionais, conhecem a raça a fundo e procuram evoluir sua criação, escolhendo a matriz e padreador mais adequados, investindo na criação etc. Apesar do lucro ser um dos seus objetivos, eles ainda sim são éticos na criação da raça, contribuindo para sua melhoria.

Esses criadores costumam ter uma grande estrutura já que o lucro pode ser reinvestido parcialmente na criação e apesar do alto número de cães possuem lindos exemplares, em conformidade com o padrão da raça. Eles conhecem a raça a fundo, participam ativamente de exposições caninas. Por possuírem uma quantidade considerável de dinheiro para investir proveniente dos lucros da sua criação, seus cães costumam estar em destaque nas exposições, ganhando muitos títulos (custa caro todo o processo de apresentação em expos).

No Brasil a raça Golden Retriever foi beneficiada por esse tipo de criador já que apesar de sua característica de “negócio” foi feito um bom trabalho no desenvolvimento da raça e hoje existem Goldens de excelente padrão no Brasil.

Hobby Breeder

O criador que cria por hobby é um tipo raro no Brasil e o mais celebrado em países como os EUA. Ele tem conhecimento aprofundado sobre a raça, como o criador profissional, porém ele não faz da criação um negócio, não vive disso. Ele é profissional na relação com a raça, mas não é vê a criação como um negócio. São pessoas que em geral têm outras atividades que lhe trazem retorno financeiro (outra profissão) mas que por amarem a raça, se dedicam a ela. Eles também participam de exposições caninas, embora em menor escala devido aos custos, conhecem a raça profundamente, pesquisam os acasalamentos, fazem os controles de doenças e se informam e se aprofundam continuamente com o objetivo de ajudar na evolução da raça.

Esse tipo de criador é essencial para a continuação de uma raça e para o meio cinófilo. O hobby breeder pode ter sua criação em casa e muito próxima a ele e por isso costuma ter uma quantidade bem reduzida de cães da raça, apesar de que os que possui são sempre de muita qualidade, com títulos e controles de saúde. Pelo fato de que seus cães normalmente fazem parte da família, os filhotes crescem socializados, em um ambiente de casa mesmo, o que facilita a transição e adaptação.

Indicamos que você tente encontrar criadores dos dois últimos tipos aqui listados: os profissionais e os hobby breeders. Lembre-se também de perguntar a outras pessoas que possuem cães da raça e ver a opinião delas sobre os criadores dos quais adquiriram. Em suma: não se impressione com só a estrutura ou só os títulos ou só o papo. Estude sobre a raça, pode usar esse site como uma das referências, e faça perguntas ao criador. Ele deve estar preparado para responder às suas dúvidas e em caso de detalhes mais específicos de saúde etc indicará o veterinário do canil para lhe ajudar (a criação deve ter um veterinário responsável, como boa prática).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios